sábado, 26 de janeiro de 2013

Descobrindo o OAIS

Resumo: Conheça o Sistema aberto para arquivamento de informação. Saiba um pouco sobre este trabalho de relevância conceitual em termos de sistema com aplicação na preservação de documentos digitais. Trata-se de um modelo de referência para adoção de um esquema básico na preservação digital. Assim, verifique que este modelo apresenta uma forma padronizada e eficaz em que se pode determinar a existência, descrição, localização e disponibilidade da informação armazenada em um sistema, e seu objetivo se constitui no intuito de permitir que usuários solicitem e recebam produtos de informação, bem como prescreve ações para a preservação a longo-prazo dos documentos digitais.
Palavras-Chave: OAIS, Preservação Digital, Metadados de Preservação, Comunidade Alvo, Usuário Alvo, Consumidores, Representação de Informação, Objeto de Informação, Componentes Funcionais.
O modelo OAIS (Open archival information System / Sistema aberto para arquivamento de informação) feito pela Consultative Committee for Space Data Systems (CCSDS) ligado a National Archivesand Records Administration NARA por encomenda da ISO, é um esquema conceitual que organiza e orienta um sistema de arquivo que tem como objetivo a preservação e manutenção do acesso a informações digitais por longo prazo. É um arquivo que consiste de uma organização de pessoas e sistemas, que aceitou a responsabilidade de preservar a informação e torná-la disponível para uma comunidade alvo (conjunto de consumidores capazes de compreender a informação preservada). Atende a um conjunto de responsabilidades que o distingue do uso puro da palavra 'arquivo'. O adjetivo "aberto", em OAIS, refere-se ao fato do modelo e as futuras recomendações associadas serem desenvolvidos em fóruns abertos, não guardando nenhuma relação com o nível de acessibilidade da informação arquivada. É reconhecido como o mais importante trabalho conceitual de um sistema voltado para a preservação de documentos digitais.

O OAIS pode abranger o arquivamento de objetos físicos e digitais, no entanto é no contexto dos objetos digitais que extrai sua vocação. Diversas iniciativas, de diferentes países, têm adotado o modelo conceitual, seja como um esquema básico para seus esforços de preservação digital, seja como uma ferramenta para a melhoria da comunicação e produtividade entre diferentes comunidades. O modelo de referência vem sendo bem recebido por diferentes comunidades interessadas na preservação da informação digital por longo prazo.

O objetivo do modelo é facilitar a consciência e a compreensão do que é necessário para preservação e acesso de objetos digitais, especialmente entre instituições não arquivísticas, além disso, busca definir terminologias e conceitos para descrever e comparar modelos de dados e arquiteturas de arquivos, e procura criar um esquema para orientar a identificação e o desenvolvimento de padrões relacionados ao OAIS.
O modelo pode ser aplicado a qualquer arquivo, mas é especificamente dirigido para organizações que buscam tornar a informação disponível a longo prazo. É também de interesse das pessoas e organizações que criam informações e precisam preservá-las além de servir para organizações que adquirem tais informações.

Suas responsabilidades são: negociar e aceitar informação adequada de produtores de informação; manter o efetivo controle da informação para garantir a preservação por longo prazo; determinar, por si mesmo ou em conjunto com outros parceiros, quais comunidades devem tornar-se comunidade alvo e, portanto, devem ser capazes de entender a informação fornecida; garantir que a informação seja compreensível para a comunidade alvo sem o auxílio dos produtores de informação; seguir políticas e procedimentos documentados garantindo que a informação seja preservada contra todas as contingências cabíveis e possibilitando que a mesma seja disseminada como cópias autênticas do original ou rastreável até o original e tornar a informação preservada disponível para a comunidade alvo.

Para entender o contexto de um arquivo tipo OAIS, devemos compreender seu ambiente e suas interações com o ambiente no qual se insere. Quatro entidades participam do ambiente OAIS: Produtores, Consumidores, Administração e o Arquivo propriamente dito. Os produtores fornecem a informação a ser preservada. Os consumidores usam a informação preservada. Uma classe especial de Consumidores é a Comunidade Alvo (conjunto de consumidores capazes de compreender a informação preservada). A administração é a entidade responsável pelo estabelecimento das políticas mais gerais do arquivo mas  não se envolve, com a rotina do Arquivo; (esta atividade é desempenhada por uma função dentro do próprio Arquivo). A figura a seguir ilustra esse ambiente:


É importante também entender o modelo de informação para inserção dos metadados para preservação de informação digital por longo prazo que o esquema OAIS incluiu levando em consideração que a criação e o desdobramento de metadados de preservação tende a ser um componente chave para a maioria das estratégias de preservação digital.

No modelo, a informação, entendida como qualquer forma de conhecimento passível de intercâmbio por meio de dados, pode existir de duas formas: como um objeto físico (um documento em papel, uma amostra de solo) ou como um objeto digital (um arquivo PDF, um arquivo TIFF). Estes são coletivamente referenciados como objetos de dados.

A interpretação do objeto de dados como informação significativa pela comunidade alvo do arquivo é obtida através da combinação da base de conhecimento da comunidade alvo e a informação de representação associada ao objeto de dados. Cada indivíduo (ou classe de indivíduos, no caso de uma comunidade alvo) tem uma base de conhecimento, que é usada para entender e interpretar a informação. Por exemplo, uma comunidade alvo constituída de programadores Java deve ter uma base de conhecimento para entender a informação em formato de código fonte Java.

A base de conhecimento da comunidade alvo nem sempre é suficiente para entender integralmente a informação preservada. Nesse caso, o objeto de dados deve ser complementado com Informação de Representação, de forma que possa ser plenamente entendida pela comunidade alvo. É interessante observar que a informação de representação pode ainda necessitar de mais informação de representação para sua própria interpretação. Em princípio, essa recursividade continua até que sejam encontrados formatos físicos, totalmente compreensíveis pela base de conhecimento da comunidade alvo. Quando isso ocorre, o conjunto resultante de objetos de Informação de representação é referenciado como uma rede de representação.

O objeto de dados, a base de conhecimento da comunidade alvo e a informação de representação, quando combinados, formam um objeto de informação que representa uma "informação significativa" para a comunidade alvo. O significado, obviamente, está relacionado com a definição da comunidade alvo atendida pelo arquivo.

Um Objeto de Informação pode ser de quatro tipos: informação de conteúdo, informação de descrição de preservação, informação de pacote e informação descritiva. A informação de conteúdo é a informação principal, alvo da preservação associada à sua informação de representação. A informação de descrição de preservação (IDP) contém a informação necessária para preservar adequadamente a informação de conteúdo à qual está associada, podendo ser decomposta em quatro subcategorias, a saber: referência (descritores), contexto (relacionamentos com o ambiente), proveniência (proveniência e histórico) e rigidez (informação para a comprovação de integridade e autenticidade). A informação de pacote reúne a informação de conteúdo e a informação de descrição de preservação em um pacote identificável, enquanto a informação descritiva facilita o acesso à informação de pacote através de ferramentas de pesquisa e recuperação.

Dentro do esquema OAIS, são identificados três tipos de pacote de informação: pacote de submissão de informação (PSI), pacote enviado do produtor para o arquivo; pacote de arquivamento de informação (PAI), pacote de informação efetivamente armazenado dentro do arquivo; e pacote de disseminação de Informação (PDI), pacote transferido do Arquivo para um consumidor em resposta a uma solicitação. Abaixo a ilustração do modelo de informação:


Para finalizar apresentamos o modelo funcional OAIS que é composto de várias entidades funcionais como a entidade recepção que recebe os pacotes de submissão de informação (PSI's), verifica a qualidade dos PSI’s, gera pacotes de arquivamento de informação (PAI's), de acordo com a formatação de dados e padrões de documentação do arquivo, e gera informação descritiva dos PAI's (metadados para pesquisa e recuperação, ícones para navegação, etc.). Finalmente, transfere os recém criados PAI's e informações descritivas associadas para a entidade armazenamento e para a entidade gerenciamento de dados, respectivamente.

A entidade armazenamento recebe novos PAI's da entidade recepção e os posiciona na área de armazenamento permanente de acordo com diversos critérios (requisitos de suporte, taxas de utilização esperada, etc), gerencia a hierarquia da área de armazenamento, renova as mídias, executa rotinas de verificação de erro, oferece capacidade de recuperação de falha e fornece cópias de PAI's solicitados à entidade acesso.

A entidade gerenciamento de dados administra a base de dados do arquivo (mantém os esquemas e definições de visões e integridade referencial), promove suas atualizações (carrega nova informação descritiva ou dados administrativos do arquivo) e consulta os dados da entidade para gerar relatórios.

A entidade administração do sistema gerencia a rotina operacional do arquivo como um todo. Ela solicita e negocia acordos de submissão com produtores, coordena as submissões para garantir que estão atendendo aos padrões do arquivo , gerencia a configuração do hardware e software do sistema, cumpri e mantêm os padrões e políticas do arquivo, fornece suporte ao cliente e atende solicitações pendentes.

A entidade planejamento de preservação monitora o ambiente OAIS e fornece recomendações para garantir que a informação armazenada permaneça acessível por longo prazo à comunidade usuária alvo, deve avaliar os conteúdos do arquivo e recomendar, periodicamente, migrações da informação arquivada, desenvolver recomendações para padrões e políticas do arquivo e monitorar as mudanças no ambiente tecnológico, nas demandas de serviço e na base de conhecimento da comunidade alvo também desenhar, modelos de pacotes de informação e fazer adaptações de PAI's e PSI's para submissões específicas. É responsável, ainda, pelo desenvolvimento de planos detalhados de migração, protótipos de software, e planos de teste para permitir a implementação das metas de migração da entidade administração do sistema.

A entidade acesso apóia os consumidores na determinação da existência, descrição, localização e disponibilidade da informação armazenada no OAIS e permite que os Consumidores solicitem e recebam produtos de informação. Tem como função comunicar com os consumidores para receber solicitações, aplicar controles para limitar o acesso (principalmente à informação protegida), coordenar a execução de solicitações para que se completem com sucesso, gerar respostas (pacotes de disseminação de Informação, resultados, relatórios) e entregar as respostas aos consumidores.

Todas as entidades funcionais gerenciam o fluxo de informação entre os produtores e o arquivo e entre o arquivo e os consumidores. Juntas, identificam os processos chave típicos da maioria dos arquivos dedicados à preservação de informação digital. Um arquivo digital deverá, provavelmente, conter componentes funcionais similares àqueles descritos acima, embora cada implementação específica tenha suas peculiaridades. Abaixo segue a ilustração do modelo:


 Considerações Finais:

A propagação da nova informação digital através de hardware, software e mídia, com ciclos de vida cada vez menores ameaça a estabilidade do nosso tradicional ambiente de informações “eternizadas” no papel. Com o aumento do uso de documentos em formato digital, é necessária uma forma padronizada e eficaz de preservá-los para que a informação não se perca ao longo do tempo.

Com todas as informações apresentadas acima sem dúvidas o OAIS tende a ser o sistema mais eficaz para esse fim, pois leva em consideração todas as ações necessárias para a preservação do nosso bem principal: a informação. Além de já conter mecanismos para a concretização da preservação digital e do acesso ao objeto que é o maior desafio já que os avanços tecnológicos tornam obsoletas as formas de armazenamento e acesso das informações que são usadas ao longo dos anos.
Mesmo que o OAIS não seja adotado futuramente como o padrão para a preservação digital é provável que as tecnologias a serem desenvolvidas para esse fim sejam baseadas na mesma linha de pensamento, pois o modelo OAIS sem dúvida está desvendando e atribuindo soluções aos desafios da preservação digital.
Referências:
ISO 14721:2003

Space data and information transfer systems -- Open archival information system -- Reference model.Preservation Metadata and the OAIS Information Model.A Metadata Framework to Support the Preservation of Digital Objects A Report by The OCLC/RLG Working Group on Preservation Metadata


Consultative Committee for Space Data Systems. (2012). Reference Model for an Open Archival Information System (OAIS).


A preservação digital e o modelo de referência Open ArchivalInformation System (OAIS) por Katia P. Thomaz e Antonio José Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário